SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

NOTA DE REPÚDIO À FALA DE RUI COSTA, MINISTRO DA CASA CIVIL E EX-GOVERNADOR DA BAHIA

O SINTAJ (Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia) vem a público repudiar com veemência a fala do ministro da Casa Civil do Governo Federal, o Sr. Rui Costa, ex-Governador da Bahia e ex-Sindicalista.

Em recente entrevista à Rádio Metrópole, em Salvador, o chefe da casa Civil disse que o funcionalismo público tende a ter “inércia grande” e precisa de uma “fungada no cangote” para ser mais eficiente.

Rui Costa afirmou também que “quem é prefeito, governador, presidente da República tem que pisar no calcanhar, fungar no cangote para as coisas andarem”.

Pois bem, “fungar no cangote” no contexto da entrevista foi uma expressão usada para configurar uma situação em que alguém, geralmente um perseguidor, está muito próximo do perseguido, pegando no pé, fica muito em cima, perseguindo e causando desconforto, ou seja, uma forma de assédio.

Além de descabida e repudiante, a fala de Rui Costa demonstra publicamente o seu descompromisso para com o serviço público, sua arrogância, malvadeza e desprezo pelos servidores públicos. Para os servidores públicos do Estado da Bahia, essa fala não surpreende, pois os servidores deste Estado viveram os piores 08(oito) anos de suas vidas no tempo em que Ruim Costa governou este Estado.

Deixou um legado de -54,09% no poder de compra dos salários dos trabalhadores públicos, pois adotou uma política de reajuste zero, desrespeitando a data-base dos servidores, (art.258 Lei 6677/94), desrespeitando a própria Constituição Federal que no seu art.37, X, garante a revisão geral anual, além disso, se furtou em fazer diversos concursos públicos, preferindo contratações precárias via “REDA”, precarizando assim o serviço público. Detonou ainda as finanças do PLANSERV, reduzindo a contribuição patronal de 5% para 2% o que fez o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores despencar drasticamente sua qualidade. A gestão Ruim fez ainda com que o Estado da Bahia figurasse entre um dos piores do Brasil em Educação e Segurança Pública.

Assim, o SINTAJ repudia não só a fala do ministro Rui Costa, mas suas atitudes, seu legado, sua administração, e espera que o presidente LULA acorde o quanto antes, pois não são poucas as críticas contra esse cidadão, que merecia inclusive ser expulso do PT (Partido dos Trabalhadores), já que ele demonstra publicamente não gostar de trabalhadores, e as oportunidades que teve de favorecê-los, apenas prejudicou, pois acabou com a licença-prêmio,  aumentou a alíquota de contribuição previdenciária, reduziu o teto de isenção para os aposentados, reduziu os valores devidos aos pensionistas, aumentou os valores das tabelas do PLANSERV, enfim, conseguiu fazer uma reforma da previdência Estadual bem pior que a do Governo Federal de direita. É um inimigo dos servidores público.

Senhor Rui Costa, rejeitamos sua “fungada de cangote”. Nós, trabalhadores do serviço público não precisamos nem desejamos, respeitem-nos, faça o seu trabalho, honre o cargo que lhe fora confiado.

Coordenação Executiva do SINTAJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima