O SINTAJ esteve presente no 12º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que aconteceu na última semana, entre os dias 02 e 04 de outubro, no Tribunal de Justiça do Pará, em Belém.
Os coordenadores Adelson Costa, Fabio Caldeira e Mozart Pedra acompanharam durante o encontro as discussões sobre a atuação da Corregedoria Nacional de Justiça, Gestão de Pagamento de Precatórios pelos Tribunais, Inovação no Poder Judiciário, Precedentes Qualificados, Judicialização da Saúde Pública, Mídias Sociais e Atuação do Judiciário, entre outros.

O Consepre reúne os Tribunais de Justiça do Brasil como forma de integrá-los e discutir assuntos do interesse das instituições, além de trocar informações e manter comunicação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, marcou presença no evento.
MOBILIZAÇÃO DE SERVIDORES(AS)
Concomitante ao Consepre, os servidores e servidoras do TJPA, que se encontram em greve reivindicando por melhores condições de trabalho, isonomia no pagamento de adicionais e melhorias salariais, se manifestaram em frente ao Fórum Cível de Belém, com um ato em parceria com o Sindicato dos Funcionários do Judiciário do estado do Pará (SINDJU-PA) e a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário (FENAJUD).



O SINTAJ entende esse momento como histórico, já que foi marcado pela luta de trabalhadores e trabalhadoras que buscam dignidade e direitos diante de um encontro que traz como base a evolução e melhorias dos Tribunais. Esta entidade sindical baiana espera que o TJPA atenda a pauta de reivindicações dos servidores e servidoras do Pará.