SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ participa de 9º Congresso do SINJUSC

Coordenadores do SINTAJ participaram, entre os dias 26 e 28 de maio, do 9º Congresso do SINJUSC (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina). Os dirigentes sindicais foram, juntamente com líderes de entidades de outros estados, prestigiar o evento da instituição, com o objetivo de fortalecer a luta dos trabalhadores do Judiciário brasileiro e criar um ecossistema unificado de reivindicações da categoria.

O tema da abertura do Congresso foi “Esperança é verbo: coletividade para construir o futuro do trabalho”. Os palestrantes participantes falaram sobre os ataques à classe trabalhadora, ao serviço público e apontaram as perspectivas de resistência e esperança. Já no dia 27, as mesas apresentadas trataram da relação entre políticas de austeridade e o futuro do serviço público e de saúde mental no atual contexto liberal. No dia 28, ocorreu a plenária de encerramento. Além das palestras e mesas, o evento contou ainda com apresentações culturais.

Fazendo referência ao tema de abertura do Congresso, o coordenador de comunicação e imprensa do SINTAJ, Mozart Pedra, um dos dirigentes presentes no encontro, destacou a importância da luta conjunta. “A construção de um senso de coletividade só será bem sucedida quando todos enxergarem a sociedade como uma peça única. Em um contexto de polarização esta construção fica dificultada e o debate entre diversas entidades se torna ainda mais necessário. Historicamente o SINTAJ sempre utilizou as decisões colegiadas, prezando pela pluralidade e sempre buscando a coletividade”, afirmou.

Paulo Fernando, coordenador de convênios, cultura, promoção social e esporte do SINTAJ, que também participou do Congresso, elogiou o encontro. Foi um evento de alto nível intelectual, tanto por parte dos palestrantes quanto dos congressistas. O que mais me marcou, além da necessidade de nos reconhecermos como trabalhadores do serviço público, ao invés de servidores públicos, foi a abordagem da necessidade de cuidarmos da saúde física e mental. Além disso, gostei muito do tema. Encaixou perfeitamente com o momento que vivemos hoje no país e no serviço público”, finalizou.

O coordenador de política sindical e relações internacionais da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), Ednaldo Oliveira, que também participou de uma das mesas do evento, destacou a importância da presença de dirigentes da Federação e de sindicatos filiados no congresso. “A presença de dirigentes da Fenajud e de parte dos sindicatos filiados no Congresso do Sinjusc, além de ser importante para fortalecimento da integração de nossa categoria e da unidade nacional, foi um momento de rico aprendizado. No decorrer do congresso, a partir das exposições dos palestrantes e contribuição dos participantes, ampliamos a nossa capacidade de compreensão da origem dos problemas vividos por nossa categoria”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima