SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ se reúne com Secretário-Geral do TJ

Na manhã dessa terça-feira, (21), membros da coordenadoria executiva do SINTAJ estiveram reunidos com o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia, para tratar de assuntos do interesse da categoria. Dentre os assuntos abordados, foram discutidos o reajuste linear, proposto pelo governador Rui Costa, o pagamento de passivos, a proposta de um novo PCCS, entregue pela entidade ao TJ, e sobre a extensão do auxílio-saúde aos aposentados e pensionistas dentre outros assuntos.

Logo no início do encontro, o secretário geral falou que a administração do TJ foi pega de surpresa com o anúncio do reajuste linear de apenas 4% para os servidores públicos, anunciado pelo governador Rui Costa, visto que o tribunal está aguardando o fechamento do ano para definir o percentual da Receita Corrente Líquida. De qualquer maneira, Bahia afirmou que em virtude do recesso forense, qualquer proposta de reajuste só poderá ser votada no Pleno, o que poderá ocorrer só depois do dia 20 de janeiro, quando deverão ser retomadas as reuniões do colegiado. Enquanto isso, Bahia informou que o TJ segue fazendo o impacto do reajuste dos servidores e não descartou a possibilidade de um percentual maior para a categoria.

Em relação ao pagamento de passivos e um possível reajuste do auxílio-alimentação, o secretário geral falou que as tratativas deverão ser feitas com a nova gestão, que assumirá em fevereiro, já que a partir da data anteriormente citada, o atual presidente Lourival terá menos de um mês para o fim de seu mandato e não deseja criar novas despesas para a nova administração. Em relação a isso, o SINTAJ já entrou em contato com o presidente eleito, Desembargador Nilson Castelo Branco, que disse só se encontrar com o sindicato após a sua posse.

Já sobre a proposta do novo PCCS para a categoria, Bahia informou que os estudos em relação aos impactos ainda estão sendo concluídos e serão repassados para a Comissão de Transição, para que a nova mesa diretora do TJ possa tomar conhecimento. O SINTAJ continuará acompanhando o processo e buscará a sua aprovação o quanto antes.

Em outro momento da reunião, os coordenadores presentes questionaram sobre a possibilidade da aprovação de Projeto de Lei, que já se encontra na ALBA, para que os aposentados e pensionistas possam também ter direito ao auxílio-saúde, já que ficaram de fora na resolução aprovada pelo TJ, por questões legais. Franco afirmou que o presidente continua empenhado na aprovação deste PL, mas que sua aprovação será fruto de mais conversas com o Poder Executivo e Legislativo. O SINTAJ continua empenhado nessa aprovação e não irá medir esforços para que essa parcela da categoria também seja contemplada.

Ao final da reunião, os coordenadores presentes, cujo mandato se encerra no próximo dia 31, fizeram um balanço de sua gestão à frente das suas pastas e agradeceram a ao secretário geral pela maneira democrática que conduziu as tratativas entre a administração do TJ e o sindicato.

Estiveram presentes à reunião a coordenadora dos aposentados e pensionistas, o coordenador geral, o coordenador de relações intersindicais e o coordenador de comunicação e imprensa do SINTAJ, Celeste Oliveira, Rudival Rodrigues, Gustavo Vieira e Alberto Miranda, respectivamente.

2 comentários em “SINTAJ se reúne com Secretário-Geral do TJ”

  1. Jair Castelo Branco

    Parabéns a todos, à atual gestão do tribunal, bem como aos coordenadores atuais do Sintaj, que com muito vigor e compromisso honraram suas tarefas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima