SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Viva a ciência: Sintaj celebra início da vacinação contra Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou no último domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac – produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan -, e a de Oxford – feita pela universidade do Reino Unido e pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz. Ainda na segunda-feira (18) os imunizantes passaram a ser distribuídos para os estados e municípios.

Das 6 milhões de doses da Coronavac distribuídas no Brasil, 376.600 mil vieram para a Bahia. O estado começou a vacinar na terça-feira (19). Os imunizantes, que são suficientes para vacinar inicialmente cerca de 188 mil baianos, serão aplicadas na população enquadrada na primeira das quatro fases do plano de vacinação. São eles: profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

Ao autorizar o uso emergencial das vacinas a Anvisa ressaltou a ausência de alternativas terapêuticas capazes de prevenir precocemente a doença e ressaltou a seguridade e eficácia das vacinas analisadas. “Guiada pela ciência e pelos dados, a equipe concluiu que os benefícios conhecidos e potenciais dessas vacinas superam seus riscos. Os servidores vêm trabalhando com dedicação integral e senso de urgência”, acrescentou Meiruze Freitas, relatora dos pedidos.

O Sintaj é favor da ciência e das vacinas, independente da sua origem, e contra o negacionismo que vem contribuindo para intensificar os casos de coronavírus em todo o país e que já vitimou fatalmente mais de 200 mil pessoas. A vacina traz de volta a esperança de retorno à normalidade e de vitória na batalha que o mundo travou contra a Covid-19. Ressaltamos ainda a necessidade de se manter os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias como o uso de máscaras, lavar as mãos, usar álcool em gel e manter o distanciamento social, até que todos possam ter acesso a vacinação e desenvolvam a imunidade, conforme ressaltou o diretor-presidente da Anvisa, o médico Antônio Barra Torres, ao proclamar o resultado da autorização das vacinas.

Segundo ele, “a imunidade com a vacinação leva algum tempo para se estabelecer. Portanto, mesmo vacinado, use máscara, mantenha o distanciamento social e higienize suas mãos. Essas vacinas estão certificadas pela Anvisa, foram analisadas por nós brasileiros por um tempo, o melhor e menor tempo possível. Confie na Anvisa, confie nas vacinas que a Anvisa certificar e quando ela estiver ao seu alcance vá e se vacine”.

Destacamos, também, que consideradas a necessidade de reforço, as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde serão suficientes para atender apenas 10,46% do total do grupo 1 no estado, que é de 1,8 milhão de pessoas. Ou seja, mantenha o alerta e quando chegar a sua hora se vacine!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima