SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

APOSENTADOS E PENSIONISTAS: PROVA DE VIDA PARA ANIVERSARIANTES DE MARÇO VAI ATÉ O DIA 28/03

Aposentados(as) e pensionistas aniversariantes de março têm até o dia 28/03 para realizarem a prova de vida. O procedimento pode ser feito presencialmente, por videochamada ou via aplicativo do GOV.BR – neste último caso, apenas para perfis prata e ouro.

Vale lembrar que aqueles que possuírem duas matrículas (TJ e Saúde, TJ e Educação, TJ E Pensão, por exemplo), precisarão realizar a prova de vida para ambas as matrículas. Para evitar contratempos, o SINTAJ se coloca à disponível para conferir se os filiados e filiados realizarão o procedimento correto. Basta enviar o comprovante para [email protected] para conferência.

COMO AGENDAR A PROVA DE VIDA

PRESENCIAL E VIDEOCHAMADA: É necessário agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no serviço de call center da Superintendência de Previdência, por meio dos telefones 0800 71 5353 (chamadas da capital) e (71) 4020-5353. Os agendamentos só estão disponíveis para convocados nascidos em janeiro.

Já o agendamento pelo SAC Digital, ocorre no endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou pelo aplicativo BA.GOV.BR, disponível para Android e iOS. Depois de acessar o site ou pelo aplicativo, basta buscar por serviço “Realizar Prova de Vida” escolher a modalidade de atendimento desejado (videochamada ou presencial), selecionando a data disponível e agendar o horário de preferência. 

APLICATIVO GOV.BR: Não é necessário agendamento, apenas possuir uma conta prata ou ouro e ter o aplicativo baixado no celular. Se já possuir uma conta, basta acessá-la inserindo CPF e senha. Em seguida, é necessário realizar o reconhecimento facial utilizando a câmera do dispositivo em um ambiente bem iluminado. Nesta etapa, é imprescindível que o beneficiário ou pensionista tenha sua biometria previamente cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Posteriormente, no próprio GOV.BR, na seção de “serviços”, o beneficiário pode confirmar a conclusão sua prova de vida. Clique aqui e confira como realizar a prova pelo aplicativo.

DOCUMENTAÇÃO

Os aposentados e pensionistas convocados deverão apresentar os originais da carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial), com foto atual e em bom estado de conservação; CPF e comprovante de endereço, como contas de água, luz ou telefone. Na modalidade videochamada, os documentos deverão ser apresentados também no ato do atendimento, sendo que a identificação do beneficiário será realizada por meio das imagens do vídeo.  

Os pensionistas maiores de idade também deverão apresentar a declaração de estado civil ou união estável, datada e assinada, conforme modelo disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima