Em meio ao conturbado clima da conjuntura atual, na tarde do último dia 6, na sede da Afpeb (Rua Carlos Gomes, 95, no centro de Salvador), ocorreu mais uma Plenária das Entidades do Funcionalismo Público, sob a coordenação da Fetrab e da Afpeb.
A discussão girou em torno da pauta nacional, pois no Congresso se desenvolve a agenda golpista de redução dos direitos trabalhistas e sociais; redução de verbas de áreas essenciais, como saúde e educação; reforma da previdência e flexibilização da CLT. Está em curso, portanto, a política do grande capital, de diminuição do papel e das garantias do estado para a sociedade.
Dessa forma, foram lidos os relatos das atividades da campanha salarial 2016 e da mobilização nacional dos trabalhadores contra a redução dos direitos. Como informes mais recentes, destacaram-se:
1- o 1º Encontro de Infraestrutura Rodoviária da CSPB/FASDERBA/ASDERBA Sindicato, realizado 29 a 31 de agosto;
2- o Seminário da CNSP, com o tema “O Serviço Público e o novo Servidor”;
3- a mobilização companheiros da regulação e fiscalização;
4- reunião do fórum da Polícia Civil;
5- assembleia do Sintaj, amanhã (9), às 14h, na sede da entidade (Nazaré);
6- assembleia do Sindpoc, dia 16, às 9h, na sede da Afpeb.
Ficou definido o envio de delegação baiana para a continuidade de mobilização das caravanas dos estados em Brasília para mobilização de vigília nos dias 12, 13 e 14 de setembro, quando os estados deverão continuar a enviar caravanas ao DF, culminando, no dia 15, com reunião da coordenação nacional do movimento, para construir a greve geral. A atividade é motivada, a partir do entendimento de que o governo, por manobra eleitoreira, pretende adiar “as medidas impopulares” para depois das eleições municipais.
Importante: A CSPB se encarrega por garantir o transporte em Brasília, hospedagem e café da manhã dos viajantes; as entidades devem informar os participantes à companheira Maria José (Zezé), coordenadora da bancada baiana, através do Whatsap (71) 99931-2498 ou através do e-mail [email protected].
A próxima plenária foi marcada para o dia 20 de setembro, às 14, também na sede da Afpeb, no entanto, dependerá dos desdobramentos da orientação nacional.
Imprensa/Fetrab