SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

PROPOSTA DO TJBA NÃO ATENDE A CATEGORIA, LOGO, PERMANECERÁ MOBILIZADA

Desde janeiro de 2023, o SINTAJ vem dialogando com a presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) para que sejam atendidos os itens da pauta de reivindicações. No entanto, alguns itens importantes da pauta não tiveram resposta do TJBA, causando um descontentamento às servidoras e servidores.

Demonstrando sua insatisfação e atendendo as reivindicações das filiadas e filiados, o SINTAJ mobilizou a categoria em frente ao Fórum do Imbui, em frente TJBA e nas diversas unidades das comarcas baianas, solicitando do TJ atendimento da pauta , dentre os itens prioritários: o auxílio saúde dos aposentados; o reajuste linear; a recomposição parcial das perdas da Inflação em 18% e a progressão automática anterior a 2013.

Hoje (30/05), foi mais um dia de grande mobilização com paralisação de 24 horas. A categoria sempre reafirma que continua à disposição do TJBA para negociação dos itens constantes da pauta. Assim, o Presidente Des. Nilson Castelo Branco, convidou os representantes sindicais da categoria, dentre eles, foram representando o SINTAJ os coordenadores Adelson Costa e Valéria Álvares.

Após a discussão dos itens da pauta, a proposta do TJBA foi a seguinte: reajuste linear de 4% sobre o vencimento básico, retroativo a fevereiro; R$ 300,00 (trezentos reais) sobre a verba GEE/VPE/VPI; aumento em 4 (quatro) níveis da progressão por escolaridade modalidade titulação, passando do limite atual de 06 para até 10 níveis.

Assembleia Geral de hoje foi realizada em frente ao TJBA. O coordenador Geral do SINTAJ Adelson Costa, iniciou os trabalhos transmitindo aos servidores e servidoras que ali se encontravam, como também por rede social, as propostas apresentadas pela Presidência do TJBA. Em seguida passou a palavra para que os interessados colocassem suas proposições e em continuidade houve votação.

Diante da insatisfação da categoria, que ressaltou que a proposta do TJBA não atende a pauta, ficou definido que haverá nova Assembleia Geral Extraordinária no dia 06/06/2023 com paralisação por 24 horas a ser realizada de forma híbrida (presencial na sede do SINTAJ e virtual pela plataforma zoom) para que sejam definidos os próximos encaminhamentos.

A categoria pede reajuste linear no mínimo de acordo com o índice de reposição da Inflação, recomposição parcial das perdas da inflação em 18% parcelados em três vezes como foi feito para os Magistrados, podendo este item ser substituído pelo reajuste significativo da gratificação VPE/VPI.

A proposta do TJBA não contempla as necessidades dos servidores que convivem com as perdas inflacionárias acumuladas durante 8 anos e que alcança o patamar de 53,33%, segundo o DIEESE, além da precariedade do Planserv que inclusive foi reajustado este ano em até 8%. É importante destacar que além dos servidores e servidoras que vem passando por inúmeras dificuldades financeiras, tem-se os aposentados, aposentadas e pensionistas, que continuam sem receber o auxílio saúde e alguns se encontram inclusive em estado de insegurança alimentar.

O SINTAJ permanece firme ao lado da categoria e conclama os servidores, servidoras, aposentados, aposentadas e pensionistas, sejam filiados ou não a aderirem as paralisações e mobilizações porque essa deve ser uma luta conjunta que irá beneficiar a todos e todas. A presença dos trabalhadores nos movimentos ecoam a voz de insatisfação com o status quo . Vamos juntos vencer essa luta. É por todos e por você, participem dos movimentos.

Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!

5 comentários em “PROPOSTA DO TJBA NÃO ATENDE A CATEGORIA, LOGO, PERMANECERÁ MOBILIZADA”

  1. Os Servidores se empenham na cobrança de custas processuais; contribuindo para a arrecadação altíssima do TJBA mas, os benefícios são voltados para pagar as gratificações dos cargos de confiança que "incham" a folha de pagamento. Já que todos os servidores, devido ao token, se tornaram "Diretores de Secretária" , deveriam todos ter um salário justo como os Diretores tem. Esse assunto deveria ser também colocado em pauta pelos Sindicatos.

  2. Parabéns a coordenadoria do Sintaj pois não podemos aceitar essa esmola, quando a defasagem salarial já chega a mais 53%. Todovia é preciso que toda a categoria se envolva nesse processo de luta, participando de todas as mobilização. Sindicato forte se faz com a participação da categoria. Dia 06/06 vamos lotar a assembleia e mostrar a nossa força.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima