SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ PARTICIPA DE CR E RENAF DISCUTINDO TEMAS ATINENTES AO SERVIÇO PÚBLICO DO PODER JUDICIÁRIO

O SINTAJ participou do Conselho de Representantes e Entidades (CR) da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Judiciários nos Estados (Fenajud), nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2023, em Macapá, capital do estado do Amapá. Luiz Cláudio Oliveira, Edson Rocha e Paulo Fernando, foram os coordenadores que estiveram presente nesse encontro que trouxe discussões primordiais para o campo do Poder Judiciário.

No primeiro dia assuntos como a construção de um Marco Regulatório da Negociação Coletiva no Serviço Público, apresentação da análise sobre os avanços e os retrocessos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e dos Impactos psicossociais do trabalho não presencial na saúde mental de trabalhadores do Poder Judiciário, foram debatidos com a presença de dirigentes sindicais de todas as regiões do Brasil.

Já no segundo dia foi realizada a prestação de contas da Fenajud, sendo aprovada pela Plenária. No dia 01 de julho, com a finalização do CR, foi realizado o II encontro da Rede Nacional de Formação da Fenajud (Renaf) que proporcionou aos participantes um curso de formação sindical que trazia um contexto histórico político sobre o surgimento dos movimentos sindicais.

O coordenador Paulo Fernando, destacou a importância dos temas tratados e a necessidade de regulamentação de políticas direcionadas a negociação e mobilização das entidades sindicais, principalmente no que tange a legislação que atualmente apresenta poucos artigos que versam sobre atos sindicais no serviço público que em sua maioria é direcionado aos celetistas.

Complementando os relatos sobre a participação nos encontros o coordenador Luiz Cláudio, destaca que por conta do CRE, foi elaborado um ofício pela Fenajud, solicitando a garantia de participação desta Federação no grupo de trabalho a ser instituto pelo Presidente da República, com a finalidade de que se estabeleça discussões no âmbito do serviço público do Poder Judiciário.

Tais discursões chegam até o SINTAJ e tornam-se ferramentas para aprimorar nas constantes lutas e buscas por direitos de seus filiados e filiadas.

Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima