SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ realiza II Encontro de Mulheres com debates e atividades de integração e entretenimento

“O que fomos, somos e seremos no mundo”, foi com essa reflexão que aconteceu na última sexta-feira (21), o II Encontro de Mulheres do SINTAJ.

A Coordenadora de Assuntos para Aposentados e Pensionistas Valéria Álvares, deu início ao evento, convidando para compor a mesa as delegadas das aposentadas, aposentados e pensionistas Celeste Oliveira e Ana Lúcia Oliveira.

Em seguida, convidou a Professora Mestra Dayse Sacramento para iniciar os diálogos com o primeiro tema em debate “História de resistência: As lutas dos movimentos de mulheres”. Para Dayse, é importante dialogar sobre as lutas dos movimentos de mulheres para o que fomos, somos e seremos porque é importante destacar que “fazer esse movimento dentro do tempo, diante das lutas que a gente vem travando é pra gente se entender melhor enquanto sujeitos no mundo e também para que o mundo compreenda que as demandas e dinâmicas de existência das mulheres, elas vão mudando no decorrer dos tempos”.

A discussão tratou sobre o Movimento e Marcos de lutas de Mulheres no Brasil, além de outros assuntos que para Paula Carolina, da comarca de Salvador, essa troca de informações é importante para que tenhamos exemplos e experiências que colaborem para que as mulheres mudem essa continuidade de tratamento dada pela sociedade.

A segunda palestra trouxe o Trabalho Reprodutivo e Divisão Sexual do Trabalho como tema, tratado pela Assistente Social e Professora Viviane Conceição. Durante a apresentação levantou-se questionamentos sobre a realidade da mulher em sociedade e sua posição como protagonista de história e de sua vida. Falar sobre essa temática é muito importante porque “faz com que as mulheres reflitam em que lugar elas querem estar” foi o que disse Viviane sobre a necessidade em trazer essa discussão. Daniela Almeida, da comarca de Lauro de Freitas, ressalta que esses são assuntos que devem ser sempre discutidos pela importância de seu conteúdo.

A tarde mais duas ações foram desenvolvidas, dessa vez com atividades terapêuticas de integração entre as filiadas presentes.

Foi realizada uma roda de conversa intitulada “O que é ser mulher sendo você”, com a Terapeuta Sistêmica Integrativa Lene Góes que trouxe para a Roda a oportunidades das participantes se reconectarem e reverenciarem a memória das ancestrais. Lene agradeceu profundamente a todas as participantes pela entrega “foi lindo, forte e impactante ver a “dança da teia da vida”, transbordo de alegria e gratidão, ainda sinto o calor de cada abraço recebido, sorriso farto e olhar terno”.

Para finalizar as atividades do Encontro, aconteceu mais um momento esperado e especial: a Biodança uma modalidade de psicodança com a finalidade de promover o bem-estar e a integração, envolvendo músicas e movimentos baseado nas vivências das pessoas.

A atividade foi realizada por Mônica Anjos, Terapeuta Sistêmica Integrativa, Consteladora Familiar, Reikiana e Facilitadora de biodança e por Cláudia Santos, Arteterapeuta (em formação), Reikiana e Facilitadora de Biodança. Para Mônica, “Encontrar mulheres em um evento, no nível, na qualidade que foi o II Encontro de Mulheres do SINTAJ, foi realmente algo que traduz de maneira clara esse momento em que a mulher deseja mais do que se estabelecer e se estabilizar quanto enquanto mulher. Mas profundamente ser e sentir a essência desse ser mulher”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima