SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Seminário de formação do SINTAJ acontece com discussões voltadas principalmente para o cenário atual do país

No último sábado (22), foi realizado o seminário de formação do SINTAJ que trouxe como tema o Neoliberalismo e o Serviço Público. Durante o diálogo com os palestrantes, as discussões sobre o cenário político estiveram em foco.
A abertura da atividade mediada pelo coordenador geral Adelson Oliveira, se deu com a palestra tema do seminário “Neoliberalismo e o Serviço Público”, conduzida pelo Historiador e Professor Júlio Cesar Teixeira que relatou a importância do funcionalismo público se colocar em desfavor da política neoliberalista que tende a desqualificar o serviço público.O coordenador jurídico Fábio Caldeira, mediou a palestra “Desinformação, crise democrática e desmonte da legislação trabalhista” conduzida pelo sociólogo, pesquisador da previdência e professor do IFBA Daniel Romero que destacou o quanto a desinformação é mais importante que os fatos e tem a capacidade de criar um mundo paralelo, vivenciado pelo indivíduo como uma realidade. Em seguida, mediada por Valéria Álvares, coordenadora de assuntos para aposentados e pensionistas, houve a formação de uma mesa com a presença de duas mulheres marcantes que colocaram em pauta o tema “Elas primeiro: como o neoliberalismo afeta a vida das mulheres”. Samira Soares, mestranda em literatura e cultura e Ativista do movimento Negro Unificado e Dayse Sacramento Professora e idealizadora da plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, destacaram a importância das mulheres ocuparem espaços que a muito foram tolhidos na sociedade e o neoliberalismo tende a colocar a mulher em submissão, por tanto, é necessário se apropriar das demandas feministas com questões políticas voltadas para as mulheres. “Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda”, foi citando Freud que a delegada das aposentadas, aposentados e pensionistas Ana Lúcia Oliveira, enfatizou a importância em discutir temas como esses e principalmente questões sobre as mulheres visando valorizar a união feminina. Para ela, os temas tratados trouxeram questões pertinentes que devem ser sempre colocadas em pauta. A tarde, as atividades continuaram com a palestra da Jornalista e doutora em Ciências da Comunicação Roseli Figaro, e o coordenador Luiz Cláudio foi mediador dessa pauta que ressaltou a importância de entender o que é empreendedorismo e para quem essa atividade entrega benefícios usando a classe trabalhadora de maneira a precarizá-la. “O Conservadorismo e o ataque aos direitos trabalhistas no Brasil”, foi com esse tema que se encerrou o seminário de formação, tendo como palestrante Hilton Coelho. Servidor público, historiador e deputado estadual, Hilton, com mediação do coordenador de formação e relações intersindicais Edson Rocha, trouxe a importância em fortalecer a classe trabalhadora, a fim de garantir os direitos e o serviço público de qualidade.

1 comentário em “Seminário de formação do SINTAJ acontece com discussões voltadas principalmente para o cenário atual do país”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima