SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Sintaj reforça luta dos trabalhadores contra PEC32/20

O Sintaj, por meio dos seus coordenadores Celeste Oliveira (Aposentados e Pensionistas), Luiz Claudio Oliveira (Administrativo Financeiro) e Paulo Fernando (Convênios, Cultura, Promoção Social e Esporte), participou nos dias 03 e 04 de novembro, do Encontro Nacional de Lideranças Sindicais da FENAJUD contra a PEC 32/2020, realizado em Recife – PE. O encontro aconteceu em paralelo ao 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, também realizado em Recife, entre os dias 03 e 05 de novembro.

O encontro dos trabalhadores teve como proposta debater a PEC32/20, também chamada de “Reforma Administrativa”, explanando a atual conjuntura da proposta e os próximos passos na luta dos trabalhadores contra a sua aprovação e resultou na “Carta de Recife” – documento que detalha os prejuízos da PEC 32 e tem entre as propostas inseridas no texto a participação de uma representação sindical no debate sobre a Proposta, para garantir o ponto de vista contrário, o que lhes foi negado. Entre outras reivindicações a “Carta de Recife” também cobrou que o Colégio de Presidentes emita posição contrária em todos os termos da atual proposta. O documento foi entregue pela coordenadora-geral da Fenajud, Arlete Rogoginski; pelo coordenador de Finanças da entidade, Roberto Eudes; e pelo diretor do Sindjud-PE, Giuseppe Mascena, ao assessor especial da presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Frederico Thompson, na manhã da quinta-feira (04).

Vale salientar que o texto da PEC32/20 é extremamente prejudicial para a sociedade e traz uma série de prejuízos também para os servidores e servidoras e a presença do Deputado Federal Fernando Monteiro, presidente da comissão especial designada para tratar, de maneira preliminar, a matéria da PEC32/20 no âmbito da Câmara Federal, entre os palestrantes no Colégio dos Presidentes chamou atenção da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados). A convocatória da base, feita pela Federação – em parceria com o Sindjud-PE, para o Encontro de Lideranças Sindicais Contra a PEC 32, veio em sinal de alerta para a possibilidade de defesa da PEC 32 durante o evento dos magistrados e do convencimento dos presidentes dos Tribunais, que estão fora da Reforma, de que a Proposta é “positiva e benéfica para o país”.

Além do Sintaj-BA estiveram presentes na atividade sindical representantes do Sindjud-PE, Sinjusc, Sindijus-PR, Sindijus-MS, Sinsjusto, Sindjustiça-GO, Sinjap, Sinjus-MG, Serjusmig, Sindijus-SE, Serjal, Sintaj-PB, Sindjustiça-RN e Sindjustiça-CE. Destacou-se no Encontro de Lideranças a grande presença de mulheres, entre elas a coordenadora do Sintaj-BA, Celeste Oliveira. Conforme salientado pelo Fanajud a reforma proposta pela PEC32/20 ataca especialmente este gênero, tanto as servidoras públicas, quanto as usuárias dos serviços. E em ambos os casos, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2020, elas são maioria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima