SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ realizou assembleia para definição de novos rumos das mobilizações

Visando os próximos encaminhamentos relacionados às mobilizações a serem realizadas em favor da categoria dos servidores e servidoras do Poder Judiciário da Bahia, o SINTAJ realizou ontem (04) Assembleia Geral Extraordinária.

A reunião aconteceu de forma híbrida e trouxe discussões em torno dos reajustes propostos pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), além de serem apresentadas proposições em continuidade as solicitações de atendimento das reivindicações pautadas para 2023, também pelo Governo do Estado da Bahia.

Quanto ao primeiro assunto, destacou-se o decreto liberado pelo Presidente do (TJBA), o Desembargador Nilson Castelo Branco, que reajusta o auxílio-alimentação para magistrados, servidores e servidoras, como também, o auxílio-saúde. Vale ressaltar que esses foram pontos estabelecidos na pauta de reivindicações de 2023 e os movimentos de mobilizações realizados pelo SINTAJ, seus filiados e filiadas, resultaram em resposta do TJBA a fim de atender as demandas solicitadas pela categoria.

Quanto ao auxílio-saúde para aposentados, aposentadas e pensionistas e o reajuste linear, estes assuntos serão levados para diálogo com o Governador, é o que diz o Presidente do TJBA.

Diante deste cenário de assembleia, a Coordenação do SINTAJ trouxe propostas para serem avaliadas e votadas pelos filiados e filiadas participantes da assembleia. Assim, ficou definido que:

– Haverá a continuidade do Estado Permanente de Assembleia;

– Continuarão também as mobilizações conjuntas em favor do reajuste linear, com paralisação estadual, mantendo-se o diálogo com as entidades parceiras, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, dentre outras entidades e movimentos sindicais.

– Convocação da categoria para participar do panelaço que acontecerá hoje (05/04) e de novos chamamentos que serão feitos.

– Outra decisão foi quanto a criação de 02 grupos de ação que ficarão responsáveis pelas atuações efetivas junto a Desembargadores, Secretários, Casa Civil, Governadoria, TJBA e Executivo, divididos da seguinte forma:

1-Grupo de ação do PCCS composto por 07 (sete) membros: 02 (dois) coordenadores do SINTAJ e 05 (cinco) filiados, onde 03 (três) foram votados pela plenária e 02 (dois) serão votados pela executiva.

2-Grupo de ação do auxílio – saúde para aposentados, aposentadas e pensionistas composto por 07 (sete) membros: 02 (dois) coordenadores do SINTAJ e 05 (cinco) filiados, onde 03 (três) foram votados pela plenária e 02 (dois) serão indicados pela executiva.

– O TJBA não atendeu ainda as reivindicações relacionadas ao auxílio-saúde para os aposentados, aposentadas e pensionistas, como também sobre o reajuste linear. Diante deste posicionamento negativo sobre esses pleitos e como forma de protesto, ficou definido que haverá paralisação toda quarta-feira, durante uma hora em cada turno do dia, com mobilização, até que o TJBA se pronuncie e dialogue com a categoria a fim de atender a tais reivindicações.

2 comentários em “SINTAJ realizou assembleia para definição de novos rumos das mobilizações”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima