SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Sintaj visita unidades do interior

Com o intuito de fiscalizar a situação das unidades judiciárias no que diz respeito à viabilidade do retorno ao trabalho presencial, coordenadores do SINTAJ visitaram, no início desta semana, as comarcas de Vitória da Conquista, Itapetinga e Brumado. Os líderes sindicais foram conferir as condições de trabalho que estão sendo impostas pelo TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) aos servidores. A Corte retomou as atividades presenciais no último dia 19, apesar de o momento ainda não ser o mais adequado.

Durante as visitas, que ocorreram entre segunda (26) e quarta-feira (28), os coordenadores falaram sobre a importância do “Movimento com Teletrabalho em Defesa da Vida”, iniciativa que salvou e tem salvado vidas, a necessidade de todos seguirem os protocolos de saúde e passaram outros informes.

No entanto, a parte mais importante dos encontros realizados foi a escuta das críticas dos trabalhadores quanto às condições inadequadas para a realização de suas atividades. Os servidores relataram que não receberam máscaras adequadas e face shields e que não há nas unidades barreiras de acrílico e álcool em gel.

Foram constatados ainda falta de materiais de trabalho, como computadores, e problemas na estrutura física dos prédios que abrigam as unidades judiciais dos locais visitados. Com relação a esse problema, o caso mais grave foi identificado no Juizado de Itapetinga, que possui falhas estruturais na sua sede, salas sem ventilação adequada, paredes com proliferação de mofo e problemas graves na rede elétrica.

Na última assembleia, realizada no dia 21, a categoria decidiu dar continuidade ao Movimento em Defesa da Vida. Entretanto, é importante ressaltar que, mesmo com a aprovação da manutenção do movimento, muitos colegas estão indo trabalhar presencialmente. A ida às unidades é justificada pelos mais diversos motivos, desde razões pessoais até a falta de equipamentos para realizar o trabalho. Dessa forma, é dever da entidade sindical exigir da Corte que sejam garantidas a esses colegas todas as condições necessárias para a execução segura de suas atividades laborais.

O Sintaj abrirá um PA (Processo Administrativo) no TJ-BA para atender todos os pedidos feitos pelos colegas e também reivindicar a correção das falhas estruturais do prédio do Juizado de Itapetinga. O sindicato seguirá realizando as visitas institucionais para garantir a preservação da vida e da saúde dos seus filiados. Conduziram as visitas os coordenadores jurídico e financeiro do SINTAJ, Edson Rocha e Luiz Cláudio Oliveira, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima